Amigos

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Santa Sara

Um pouco sobre a Lenda da Nossa Protetora, Santa Sara Kali

O mês de maio é o mês que os ciganos tem como o mês de comemoração de Santa Sara Kali! Mais precisamente o dia 24 de maio é o dia onde se comemora o dia dela! Onde não só no Brasil mas, em todos os Países do mundo! Em especial na França, mais precisamente no Sul desse País, em Saint-Marie-de-La-Mer.
Importante saber que Santa Sara Kali, dedicou parte de sua vida aos ciganos, após ser acolhida! Decidiu não casar-se e sim viver em para o Povo Cigano. Sempre tinha uma palavra de conforto e consolo aos desprovidos de amor e aos desamparados. Quem a procurava, sempre voltava para agradecer pelas bênçãos alcançadas. E, Santa Sara “o que poucos sabem é que Santa Sara Kali é também protetora das mulheres que não conseguem engravidar, dos desesperados, dos ofendidos e dos desamparados.” (texto extraído da apostila do Workshop de Santa Sara Kali, devidamente autorizada pela autora, Shuvani Ramona Torres)
Conhecida como padroeira dos roma (ciganos).
O seu nome SARA, no antigo testamento, significa uma mulher da alta sociedade, traduzido como princesa. E, KALI, significa negra, significado este proveniente da língua indiana.
Há algumas lendas acerca de SANTA SARA KALI.
Rezam as lendas que Sara, foi uma das Marias que cuidaram de Jesus e esteve presente na crucificação.
Após a crucificação de Jesus, Sara juntamente com as três Marias e outras pessoas, foram postos em um pequeno barco e jogadas no mar, sem remos. Ou seja, a deriva!
Com toda sua fé, pôs-se a rezar e pedir que, se todos aportassem com vida, iria anunciar as boas novas de Jesus, por toda sua existência.
E assim aconteceu!
Enquanto todos dentro do barquinho estavam sem qualquer esperança, Sara continuou com o seu clamor e após quatro dias, aportaram em segurança.
Ressalte-se que, por ser a única negra dentro do barco, Sara não foi acolhida, porém havia um acampamento cigano bem próximo ao local e estes, sabendo que naquele local aportara um pequeno barco foram até lá para verem e, ao chegarem próximo perceberam que todos haviam sido acolhidos, com exceção de Sara, por ser negra. Compadecidos, levaram-na para o acampamento e, como estava muito fraca, recebeu todo tratamento do Povo Cigano daquele acampamento.
E, decidida a cumprir a sua promessa, Sara ao se restabelecer iniciou sua missão que era anunciar as boas novas do Cristo e sempre estar pronta para quem dela precisasse!
Sara morreu bem velhinha e foi enterrada numa gruta em Saint-Marie-De La-Mer e, anos após sua morte, o Rei da França, mandou construir uma Paróquia Católica, ou seja, nos moldes católicos, e abaixo construiu uma gruta, onde até os dias de hoje seus ossos lá se encontram.
E, nos dias 24 e 25 de maio, o local é visitado por milhares de pessoas que vão até lá para levar um belo lenço para presentear Santa Sara pelas graças alcançadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário